domingo, 18 de agosto de 2013

Lazer/Cultura: O punk rock chega a Le Corbusier! Veja a instalação no conjunto Cité Radieuse.



Em 1952 Le Corbusier inaugurou o conjunto habitacional Cité Radieuse (Cidade radiante, em português), em Marselha. Lá há um apartamento que se mantém preservado até hoje, sem que seu desenho e os acabamentos originais tenham sido alterados. Por amor à arte e arquitetura o morador deste apartamento, o número 50, concede o espaço de seu lar nos meses de verão a artistas que ali criam instalações. Em breve a mais recente delas será aberta. O responsável é ninguém menos que o designer alemão Konstantin Grcic.

Além de criar cenários decorados compostos por seus móveis favoritos, Grcic ousou mesclar ao desenho do arquiteto um elemento que jamais esteve ali: o punk rock. O designer ampliou quatro imagens retiradas de um antiga fanzine punk e as dispôs sobre as paredes. A ideia era trazer à composição elementos inusitados e absolutamente contrários ao resto. Porém, uma vez montada a instalação, a mistura se revelou surpreendentemente boa e coerente, afirma o autor.

Se é que há alguma congruência entre o modernismo e o punk rock, diz Grcic, é a crueza dos acabamentos (ou das finalizações). Além disso, completa, “ambas as formas de expressão tem um espírito de não comprometimento – é algo que sempre achei bonito”.

No mobiliário, de certo modo, Grcic também tentou criar um contraste com a arquitetura do apartamento. Para isso, adotou três cores fortes: preto, branco e vermelho. Pelos ambientes há muitas peças feitas por ele para a Magis, como a cadeira One, as banquetas Jerry, a poltrona Venice, as cadeiras e o container 360°.

Outras criações do designer presentes na decoração são: a cadeira Pro, para Flötotto; luminárias Mayday, para Flos; a mesa de mármore Topkapi, para Marsotto; a banqueta Miura e a cadeira Muto, para Plank; cadeiras, mesa baixa, e apoio de pé da série Medici, para Mattiazzi; as cadeiras Pallas e as mesas de canto Diana, para ClassiCon; e os baldes H2O, o cesto de roupas 2-Hands e a lixeira Tip Bin, para Authentics. Grcic é o terceiro profissional a se apropriar dos espaços do Appt. Nº 50. Antes dele, Jasper Morrison, em 2008, e Ronan & Erwan Bouroullec, em 2010, tiveram a mesma honra.










Fonte: Casa Vogue

Nenhum comentário:

Postar um comentário