sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Biblioteca Pública em Stuttgart, Alemanha.



Quando você pensa em “biblioteca pública” vem à mente aquela imagem de ambientes escuros, com mesas de leituras, estantes altas e abarrotadas de livros, não é? Não a biblioteca da cidade de Stuttgart, Alemanha.

O projeto do escritório de arquitetura coreano Eun Young Yi's, foi selecionado em 1999 entre mais de 230 projetos concorrentes para assumir a edificação de 80 milhões de Euros.


O bloco monolítico é um cubo perfeito, com duas cores: o branco e o azul. No interior, são nove andares e um porão, projetados sob a ótica do minimalismo. As escadas dispostas em lugares diferentes convidam a um passeio aleatório entre os livros, estimulando a leitura e tornando o tempo na biblioteca mais agradável.

Na parte central da biblioteca, há um grande espaço aberto que permite uma visão da movimentação do prédio todo e uma escadaria "à la Escher".
Os spots localizados combinando com a predominância do branco contribuem para que os livros tenham o papel principal, funcionando como tema e decoração da biblioteca. O espaço ainda conta, claro, com um café e uma seção especial para as crianças, onde os livros são inteligentemente dispostos em caixas, para que possam ser pegos e devolvidos com facilidade. Grandes bancos almofadados também são um convite e um estímulo à leitura para os pequenos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário