quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Família reunida: invista em ambientes integrados e multifuncionais para o convívio!


Com todo mundo junto, fica muito mais gostoso aproveitar o lar. A tendência de comportamento foi apontada pela pesquisadora holandesa Li Edelkoort, em entrevista exclusiva à Casa e Jardim. “Ninguém mais quer ficar sozinho”, disse. Se você também se sente assim, invista em ambientes integrados e multifuncionais, onde pais e filhos possam conviver. Na imagem acima, o apartamento habitado por um pai e duas filhas adultas, foi pensado para o convívio. “Tudo acontece na ampla sala, aumentada com um quarto”, diz a arquiteta Tininha Loureiro. Não há divisões entre salas de estar e TV, de jantar e canto de leitura.



O maior prazer do casal, que mora com um filho e a avó dele, é reunir a família e cozinhar nos finais de semana. Eles idealizaram a cozinha colorida e bem equipada, com ilha central cercada por mesa de madeira. Projeto da arquiteta Maricy Borges.



A arquiteta Madá Campos fez uma estante colorida para as crianças, mas que também agrada aos adultos. Gavetões organizam os brinquedos. O móvel se desdobra na cozinha. Do outro lado, há uma bancada de trabalho para os pais estarem sempre por perto.



“Queríamos curtir juntos todos os espaços”, pediu a mãe de três filhas. A casa tem forma de U, com ambientes voltados para o jardim. “A convivência é favorecida também pelos painéis de vidro e circulação livre”, explica o arquiteto Francisco Fanucci.



O desafio da paisagista Gigi Botelho era criar um jardim que agradasse aos moradores e às filhas pequenas. Para as meninas, a casa de bonecas elevada. Embaixo, o espaço coberto virou área de refeições. Para os pais, o banco em volta da jabuticabeira.



“Somos um casal com dois filhos pequenos e adoramos nos reunir para as refeições”, conta a arquiteta Daniella de Barros. Sendo assim, ela investiu na varanda gourmet. “Usamos quase todos os finais de semana, e não só para churrasco”, diz



A arquiteta Monica Drucker criou condições para usar a área externa. “Eu queria meus filhos brincando na grama e correndo na sala, com pé sujo, sem que seja um problema”, diz a moradora. Por isso o piso de concreto usinado com resina, fácil de limpar.



Delimitados apenas pelos revestimentos diferentes, living e cozinha formam um amplo salão. “Dos fundos enxergo as crianças jogando videogame. Com ambientes integrados, a experiência do convívio é muito mais rica”, afirma a moradora Fabiana Salvadori.



Projetada pelo casal de arquitetos André Hauser e Aline Biaggi, esta cozinha já saiu da prancheta como o coração da casa. A bancada, além de servir para refeições, funciona como escrivaninha. “As meninas estudam enquanto preparo o jantar”, diz o pai.



Fechada com janelas antirruído, a espaçosa varanda é coberta por tapete de grama sintética. Ela funciona como playground não só das crianças, mas também dos pais, que colocaram bateria, espreguiçadeiras e plantas. Projeto da arquiteta Bruna Riscali

Nenhum comentário:

Postar um comentário