sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Precisa de mais espaço? Confira soluções inteligentes e ousadas.


Existem dois modos de se alcançar o lar dos sonhos: construindo uma casa do zero ou reformando uma morada existente. Fizemos uma seleção de projetos que foram além da simples reforma interna dos edifícios. As casas abaixo listadas contam com anexos – adições feitas à estrutura original. Porque, às vezes, o seu sonho não pode ser limitado pelas paredes existentes. Confira soluções inteligentes e ousadas e se inspire!
  

  (Foto: reprodução)
Reforma triplica casa
Sem desrespeitar o estilo arquitetônico da região, o arquiteto Luca Zanaroli triplicou a área construída do pequeno trullo sarraceno – construção típica do sul da Itália. Originalmente a morada tinha apenas 40 m². Ele projetou quatro novos quartos e mais áreas de serviços. Para isso, usou madeira, pedra, vidro e cimento e ergueu uma edificação adjacente, integrada à fachada original. A área externa ganhou piscina, deque com chuveiro, gazebo e local para as refeições ao ar livre.


  (Foto: Martin Gardner)
Séculos 21 e 19 coexistindo
No passado, esta construção foi uma antiga morada de servos. O imóvel ganhou nova cara depois que seus proprietários contrataram o escritório local de arquitetura AR Design Studio para criar um espaço adicional e modernizar o projeto do século 19. Eles então criaram uma intervenção arquitetônica de vidro junto à estrutura original. A adição abriga a cozinha e as salas de estar e jantar. A casa antiga também foi clareada por meio da criação de novas aberturas.


  (Foto: Tuca Reinés)
Duas vezes David Bastos
Esta casa pertence a um condomínio na praia de Itapororoca, em Trancoso, litoral sul da Bahia. Tudo ali é fruto do trabalho do baiano David Bastos, arquiteto recrutado duas vezes pela família proprietária: primeiro para construir a casa, depois para ampliar seu próprio projeto. Surgiu, então, um novo bangalô, exclusivo para hóspedes. A morada adicional pode abrigar 14 pessoas em sete quartos. Os proprietários recebem convidados com frequência e em grande número.


  (Foto: Herbert Stolz)
Metade pedra, metade metal
A parte branca deste lar foi construída em 1930. A parte metálica, surgiu em 2012. A casa original é patrimônio tombado de Regensburg, na Alemanha. A beleza do projeto está na forma que a nova ala se liga à antiga, através de uma passarela transparente, de vidro. Os responsáveis pela obra foram os profissionais locais, da Fabi Architekten. A ampliação carrega os espaços comunais, como as salas de estar, jantar e a cozinha. Os ambientes são todos muito amplos, integrados e arejados.


  (Foto: Brett Boardman)
Crescer para baixo
Pelas mãos do arquiteto Christopher Polly a construção, em Sydney, ganhou um andar extra – não acima, mas abaixo da estrutura já existente – e ainda um anexo na parte posterior da casa original, fazendo bom uso de um desnível no terreno. Com a extensão, o térreo ganhou novos cômodos, como banheiro, quarto e escritório, enquanto o andar abaixo incorporou salas de jantar e estar niveladas ao jardim. Outro ambiente de estar no andar superior destina-se às crianças.


  (Foto: MCA Estudio)
Uma nova cobertura
Foi preciso botar abaixo tudo o que havia na cobertura. No lugar, as arquitetas do Escala Arquitetura criaram um espaço dedicado ao lazer, com copa, banheiros, sauna, deque e piscina. A construção, com estrutura metálica, se abre totalmente para o terraço. Do lado de fora um detalhe valioso é a elevação do deque junto à piscina, que valoriza ainda mais a vista do Rio de Janeiro. Para favorecer a circulação entre piscina e área interna, este deque se prolonga pelo corredor.



  (Foto: Brett Boardman)
Era uma vez um estábulo
Audaciosos, os donos dessa casa aceitaram o desafio de criar um lar num local que foi um estábulo bovino. Contaram com a competência dos profissionais do escritório Carter Williamson Architects para a elaboração e realização do projeto. Assim surgia uma grande reforma – uma vez que muito da estrutura da construção estava comprometida. Foram renovados diversos espaços internos, quase todos os acabamentos e a cobertura. Além disso, criou-se uma extensão no final do terreno onde estão os dormitórios infantis.


  (Foto: Justin Alexander)
Espaço para os livros e mais
Luigi Rosselli atualizou e fez adições à arquitetura de Leslie Wikinson. A casa em Wiston Gardens, na Austrália, teve a cozinha e os banheiros completamente refeitos. Além disso, uma série de cômodos foram acrescidos: a biblioteca, o quarto de brinquedos, a sala da família, a piscina e sua área social, a nova garagem, a adega e o depósito. As adições ocupam dois novos espaços, um escavado no rochedo atrás da casa e outro debaixo da terra, junto à parede de contenção do jardim frontal.


  (Foto: David Barbour)
Seguindo a tradição escocesa
Esta casa, na Ilha de Tiree, na Escócia, foi erguida sobre ruínas de antigas construções. Os arquitetos do Denizen Works conceberam um projeto cuja linguagem faz clara alusão à arquitetura tradicional da ilha, com telhados curvos, chaminés e revestimento corrugado. A casa é composta por dois pequenos edifícios unidos por um hall utilitário, ao meio. O edifício com acabamento metálico, agrega as salas de estar, jantar, a cozinha e o dormitório principal, que está numa ala um pouco enterrada.


  (Foto: Julie Keefe/ The New York Times)
Cabana multiuso vira lar
A construção simples de 140 m² havia antes sido usada como biblioteca e igreja evangélica. Erguida em 1915, a cabana contava com banheiro e porão com chão de terra batida. Nada mais. Karen Gilliam e sua parceira Sara Van Beckum aceitaram o desafio de transformar tal espaço num lar. Depois da reforma, o porão foi transformado em um estúdio de gravação, já que Karen e Sara são dubladoras. Além disso, a face oeste da casa alongou-se, de modo a acomodar dois novos quartos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário