sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Nada de monotonia no trabalho!


O edifício onde hoje funciona uma das sedes do Macquarie Bank, em Sydney, ficou famoso não apenas por seu projeto arrojado, mas também pelo conceito como funciona.

























































Criação do estúdio de arquitetura de Sydney Fitzpatrick & Partners, em colaboração com a equipe do estúdio de design Clive Wilkinson Arquitects, o edifício foi concebido na forma de uma vila grega re-imaginada na vertical, tendo alguma inspiração nas estações espaciais, em termos de espaços de trabalho e salas de reuniões. Espaço e luminosidade são as palavras-chave.







































O projeto dividiu o edifício de 35.000 m² em dois blocos conectados por um átrio central, o mais alto (10 andares) é voltado para a cidade e o mais baixo (6 andares) tem vista para a baía. Esse desnível permite que o topo do edifício menor seja utilizado como um grande terraço.

A estrutural do edifício é totalmente separada da fachada, um grid de pilares metálicos em diagonal, e os painéis em vidro azul escuro recuados contrastam e servem de moldura para a estrutura branca destacando totalmente o edifício dos seus vizinhos. O átrio central permite a entrada de luz natural e dá sensação de amplitude. A circulação entre os andares é feita por escadas, reduzindo o uso dos elevadores.
















































































Porém, edifício ficou mais famoso na Austrália pelo conceito como funciona. Praticamente não há estações de trabalho fixas, o conceito é chamado de Active Base Working (base ativa de trabalho) e é baseado em estudos individuais do funcionamento de cada empresa, considerando que muitos funcionários trabalham parte do dia fora atendendo clientes ou em reuniões dentro ou fora do escritório. Além da redução significativa dos postos de trabalho (no caso, em torno de 30%), outros ambientes são criados para privilegiar o trabalho colaborativo, o empregado na verdade possui um laptop e pode sentar-se onde estiver vago, intencionalmente ou não junto de sua equipe ou com outros funcionários de qualquer escalão da empresa.





















































A arquitetura de interiores é bastante diferente da maioria dos escritórios que conhecemos. Muitas cores, texturas, cafés em cada andar, são bem estimulantes para que o funcionário procure um lugar diferente a cada dia. Um sistema interno, parecido com o msn Messenger, conecta os funcionários com sua equipe de trabalho. 






































O objetivo, além de integrar os funcionários que equivalem à população de uma pequena cidade (algo em torno de 3.000 pessoas) e criar um ambiente de trabalho menos monótono e mais criativo, é organizar e otimizar o espaço utilizado com o mesmo número de funcionários e assim reduzir seu custo de implantação e operacional. Somente em área de arquivamento de papéis foi economizado 78% da área necessária num escritório comum, já que os funcionários possuem apenas seu computador, um armário com tranca e são encorajados a não imprimir documentos, que consequentemente gerou uma economia de 53% em impressões.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário