segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dica de Arquiteto: Sustentáveis e baratos, os paletes ficam ótimos em diversas aplicações na decoração, veja!


Indispensáveis à movimentação de cargas por empilhadeiras, eles viraram estrela da decoração sustentável. Sua versatilidade em casa é observada nestas seis montagens, com direito a passo a passo de cabideiro descolado. Para comprar estrados de segunda mão, recorra aos centros de abastecimento e mercados municipais, que podem sair por 20 reais cada! Veja a seguir algumas ideias e se inspire!



Feito com quatro paletes, o painel suspende a TV e ainda esconde a fiação, amarrada atrás de uma das pranchas verticais. Os componentes tiveram as bases serradas, ficando com apenas 5 cm de espessura. Depois, foram lixados e tratados com verniz no padrão imbuia. Cada peça vai presa na parede com buchas e parafusos. A ideia é parte do projeto da arquiteta Estela Pinheiro para a mostra Morar Mais por Menos Rio de Janeiro 2012.



Quer falte grana, quer sobre estilo, esta cama é uma solução rápida, barata e charmosa para o quarto de hóspedes. Apoiadas diretamente no piso, duas plataformas servem de base (2 x 1,20 x 0,14 m) para o colchão de solteiro – deixe a estrutura mais firme parafusando um módulo no outro. A madeira foi toda lixada para dar fim às farpas e não recebeu acabamento, porém, se preferir, o material aceita tinta esmalte, cera ou verniz.



Além de valorizar o pé-direito alto, os paletes encerados – alternados em frente e verso – expõem livros, revistas e objetos. Para que as peças instaladas com o avesso aparente servissem como prateleiras, pregaram-se ripas por baixo das tábuas horizontais, formando o fundo que fechou o vão antes existente. Parafusos e buchas firmam cada parte da composição. A proposta das arquitetas Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck integrou a Casa Cor Rio de Janeiro 2012.



Madeira, seixos e vidro formam esta mesa de centro. Pintados na cor Concreto (Piso Premium, da Suvinil), dois estrados de 1 x 1 m foram empilhados de ponta-cabeça e parafusados. Abaixo do tampo de 20 mm de espessura, as pedras cobrem as ripas e deixam passar a luz suave de um spot, colocado na base. “Uma luminária a pilha resolve se não existir um ponto elétrico próximo”, diz o designer Lupercio Manoel e Souza, autor do projeto exposto na Casa Cor Paraná 2012.

Fonte: Casa Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário