terça-feira, 22 de outubro de 2013

Reforma em antiga construção resulta em casa de praia com charme clean e elegante.


Toda nova relação, seja ela pessoal ou profissional, costuma trazer novidades e imprevistos. Por isso, há quem prefira apostar suas fichas naqueles que já conquistaram sua confiança. Foi o que aconteceu na reforma desta casa de praia na cidade inglesa de Aldeburgh, em Suffolk. O casal queria transformar uma construção do final do século 19 em um lar de veraneio para si e seus dois filhos pequenos.




Um dos únicos pré-requisitos foi que o resultado contasse com quatro dormitórios e dois banheiros, o que significa que os arquitetos encarregados tiveram boa margem de liberdade criativa. Para não errar na fórmula, os proprietários contaram com a já conhecida visão do escritório Azman Architects, responsável pela reforma do lar londrino que habitam.


A residência encontrava-se em más condições. Alguns cômodos tinham pouca ou nenhuma exposição à luz natural. A necessidade de trazer abaixo boa parte das paredes internas foi logo reconhecida. Para os profissionais, a desobstrução foi literal, porém também figurativa, já que ela apontou-os na direção da nova configuração do espaço.




A escada, reformulada e posicionada em um novo local, teve função de âncora na projeção do restante da casa. Colocou-se acima dela uma claraboia que inunda com luz natural os dois andares. Cortes estratégicos foram feitos em outros ambientes, com o duplo intuito de aumentar a luminosidade e integrar à casa a vista da praia.


Painéis de madeira se espalham pelo novo projeto. As paredes brancas, artifício clássico para provocar sensação de amplitude, são interrompidas apenas por painéis de madeira pintados de azul, como é o caso da cabeceira da cama de casal na suíte principal. Nota-se, também nesse ambiente, um papel de parede com detalhes verdes e brancos. Tais escolhas rompem com a monotonia alva, além de cumprirem com outro dos pedidos dos proprietários – que o lar fosse “mais leve e menos sério” do que a casa em Londres.








Nenhum comentário:

Postar um comentário